April 14, 2005

O 22 deve ser um número especial para a Carris…

Posted in Dia-a-Dia, Portuguese, Uncategorized at 9:12 pm by pmatos

Ontem estive para escrever sobre o que se passou comigo durante a manhã, no entanto, chegando à noite depois de um dia cheio de reuniões e pouco trabalho só me apetecia deitar cedo para me poder levantar cedo hoje e começar a trabalhar para compensar o dia despercidado de ontem. Ora, como é habitual, e sempre que tenho possibilidades pego pelo caminho num exemplar do Jornal Metro do dia e dou uma vista de olhos. Qual não é o meu espanto quando vejo logo na primeira página: Transportes públicos aumentam em Maio. Em geral, para mim e provavelmente para a maioria dos portugueses já habituados aos aumentos de tudo (menos do salário), seria apenas um “Que chatice!” e pouco mais, no entanto, teve hoje um significado especialmente particular.
Isto porque, ontem sai de casa de manhã às 9.30 para ter uma reunião às 11.00. Em geral, espero que o autocarro demore cerca de 30 a 45 minutos. Apanho sempre a carreira do 22 que passa bem perto de minha casa e também bem perto do meu local de trabalho. Tenho também sempre o cuidado, como muitos outros, de saber a que horas sai do terminal o autocarro. Dado que apanho a carreira na 3ª paragem já consegui estimar que demora cerca de 3 a 4 minutos a chegar à paragem onde eu o apanho. Assim, analisando o horário que se encontra na página da Carris, carreira 22 Portela -> Marquês de Pombal posso verificar que sairia do terminal às 9.34 chegando então às minha paragem às 9.37. Chegaria lá por volta das 10.15, no máximo, o que ainda me daria 45 minutos até à reunião para preparar algo que tivesse para preparar. Ora, o tempo passou e o das 9.34 não apareceu, esperei então pelo próximo às 9.52 que também decidiu não aparecer. Já farto e sem saber que pensar (nem eu nem as 20 pessoas que já estavam à espera) decidi esperar mais um pouco, no entanto, o coitado do autocarro nem às 10.10 conseguiu aparecer. Já estava eu pronto para ir buscar o meu carro e ir andando, aparece às 10.22 um autocarro 22. Bom, finalmente… quando o motorista abre as portas depois de ouvir umas “bocas” às quais o coitado não tem resposta diz: “Ó minha Srª. este até vem adiantado, este é o das 10.28.”.
“Mas que raio!” fica uma pessoa a pensar… Já não basta que 3 autocarros não tenham aparecido, o 4º vem antes da hora o que para nós foi bom mas para aqueles que, como eu, consultam o horário dos autocarros e estejam lá à hora para apanhar o das 10.28, fica tramado porque esse decidiu aparecer antes do tempo! Acontece que isto não foi “uma vez sem exemplo”, acontece regularmente com o 22. É incrível como esta carreira não tem organização e não se percebe pois parece-me ser uma carreira com um trajecto curto que apanha pouco trânsito. Ao contrário do 28 que tem uma carreira enorme e dado que vai pela marginal da expo até ao Restelo tem muito mais probabilidade de apanhar trânsito, no entanto, existem sempre 2 ou 3 autocarros estacionados no terminal aqui junto de minha casa e costuma partir, pela minha experiência, sempre a horas. No entanto, existe outro fenómeno Carrilence que acontece com o 16. Quando estou por vezes na Av. Rovisco Pais à espera do 22 que como é usual demora um tempo sem fim (e gastar 0.30€ com o novo serviço da Carris para saber quanto mais tempo vou ter de penar está fora de questão) passam sempre alguns 3 ou 4 carreiras do 16 seguidas, as quais levam em geral muito pouca gente. Não se percebe… E agora vão aumentar (segundo o Metro) em média 3.7% o valor dos passes sociais. O grave disto tudo é que todos sabem que a Carris detém o monopólio dos transportes públicos lisboetas e isso é sempre problemáticos pois as pessoas estão agarradas aos autocarros da Carris que de organização parece ter pouca… e não me ponham a falar do novo sistema de passes.!.!.!
Gostaria de saber o que é que a Carris faria se a população fizesse greve por um dia!! Pronto, por um dia ninguém anda de autocarro, sabendo que só as pessoas que compram bilhete é que têm impacto, as que compram passe, depois de o comprar estão agarradas ao serviço mensal que a Carris quiser oferecer.

Para subir os preços estão sempre cá… agora para se organizarem é que parece ser outra história… Vá lá… organizem-se… ou precisam de ajuda?

Leave a Reply

