May 12, 2005

Copenhaga… 1941… Obrigatório!

Posted in Dia-a-Dia, Portuguese at 1:04 am by pmatos

Copenhaga de Michael Frayn… sem dúvida a melhor peça que já vi no teatro. Os actores espantaram-me. Principalmente o Paulo Pires que fez de Heisenberg numa peça que o possível teor de um encontro entre Bohr e Heisenberg. Directamente do ticketline:

No Ano Internacional da Física, o Novo Grupo repõe o espectáculo Copenhaga de Michael Frayn, autor do texto do recente espectáculo Democracia até há pouco tempo em cena aqui no Teatro Aberto.

Premiado em 2003 com os Globos de Ouro para Melhor Actriz, Melhor Actor e Melhor Espectáculo, Copenhaga regressa aos palcos do Teatro Aberto a partir de 19 de Março de 5ª a sábado às 21h30 e domingos às 16h00.

Nela,o autor relata-nos a história inquietante de um encontro, rodeado de mistérios e interrogações, que teve lugar em Copenhaga, durante a ocupação nazi, entre o físico dinamarquês Niels Bohr e o seu ex-aluno Werner Heisenberg, director do programa nuclear nazi e ambos Prémios Nobel da Física. Pensa-se que, no balanço da guerra, este encontro foi decisivo para o lado das democracias europeias, impedindo a criação da bomba atómica,por parte dos alemães.O autor cria uma ficção de profundo significado humano, tomando como base este misterioso encontro.

Com Carmen Dolores no papel de Margrethe Bohr, Luís Alberto no papel de Niels Bohr e Paulo Pires no papel de Werner Heisenberg, este espectáculo tem versão portuguesa de Vera San Payo de Lemos e João Lourenço, cenografia de Henrique Cayatte e João Lourenço, figurinos de Maria Gonzaga e encenação de João Lourenço.

Uma excelente interpretação na qual todos os autores estão de parabéns e a qual ninguém deveria perder. Nunca os 15 euros do bilhete valeram tanto a pena!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: