December 15, 2005

Debate Dr. Mário Soares vs Dr. Manuel Alegre

Posted in Dia-a-Dia, Portuguese at 10:15 am by pmatos

Tenho que dizer a verdade… o meu conhecimento sobre política é diminuto, pois nunca tive interesse em acompanhar a vida política portuguesa. Mais recentemente isto tem mudado. Assim, tento sempre que posso acompanhar os debates presidenciais. Apesar do tempo ser escasso, tenho consigo acompanhar alguns mesmo que nem sempre por inteiro, no entanto, ontem fiz questão de acompanhar o debate do príncipio ao fim. O debate Dr. Mário Soares vs Dr. Manuel Alegre era
interessante, não só porque pertencem ao mesmo quadrante político mas também porque pertencem ao mesmo partido e mais recentemente tem saído nos ‘media’ muitas notícias sobre algumas ‘cabeçadas’ que estes políticos têm dado um no outro, mais da parte do Dr. Mário Soares. Escreverei esta entrada no blog tendo sempre atenção em chamar Dr. a ambos os interveniêntes apesar de aquilo ontem não se encontrar definido. No ínicio era ‘Dr. Mário Soares’ (para o Dr. Manuel Alegre) e ‘Manuel Alegre’ (para o Dr. Mário Soares), mas possivelmente depois de o Dr. Manuel Alegre reparar que o seu ‘amigo’ não retribuia o Dr., deixou o Dr. esfumar-se no ar para no fim termos simplesmente Mário Soares e Manuel Alegre. Aqui tentarei ser imparcial no que respeita ao ‘Dr.’. Mas, alguns comentários:

  • Ponto para o Dr. Manuel Alegre…
  • O Dr. Mário Soares esteve constantemente a dirigir a conversa de forma a fazer com que o seu colega não pudesse responder pois ele é que é a ‘voz da experiência’ e mais ninguém a tinha (porque só ele é que tinha sido 2 vezes presidente). Dr. Manuel Alegre usou como arma a palavra ‘renovação’.
  • Ora, achei por outro lado extremamente desrespeitador o facto do Dr. Mário Soares ter dito que ‘quem estava a falar de renovação era alguém que ia fazer 70 anos em próximo Maio’. Não concordei, ele não tinha que descer tão baixo para prosseguir com o debate.
  • Mais uma vez, o Dr. Mário Soares foi incapaz de se manter calado em relação ao Prof. Cavaco Silva, que não tem descanso pois o Dr. Mário Soares sempre que pode dá-lhe uma facadinha nas costas (e digo nas costas porque não estando este presente, não lhe pode responder).
  • Gostei das referências de Dr. Manuel Alegre à necessidade de apoiar as pequenas e médias empresas, em apostar na qualificação e na investigação, tendo no entanto, parecido um discurso mais à direita (ou estou enganado?).
  • Achei que o derradeiro momento, foi de facto, a declaração final, enquanto que me pareceu sentido o minuto que o Dr. Manuel Alegre dedicou às mulheres, o do Dr. Mário Soares caiu no vazio. Este estava extremamente preparado, formal, político e publicitário.

Existiram outras peripécias interessantes difíceis de reproduzir aqui mas duas coisas de que me lembro foi a referência por o Dr. Manuel Alegre à Sophia de Mello Breyner, mãe falecida recentemente do entrevistador Miguel Sousa Tavares e do Dr. Mário Soares ter dito que o cronometro de tempo de entrevista não estava a funcionar bem ao que Miguel Sousa Tavares responde “Aqui tudo funciona bem!”.

8 Comments »

  1. a said,

    Não sei bem qual o teu conceito de imparcialidade…

  2. pmatos said,

    Bom, aquilo que disse é que ia ser imparcial na utilização do prefixo ‘Dr.’ e se falhei algures chamem-me a atenção. Quanto a essa parcialidade a que se refere, é impossível na minha opinião ser imparcial neste caso porque tem apenas a ver com a MINHA opinião sobre o debate, logo é potencialmente parcial!

  3. O Manuel Alegre não é licenciado.
    Fez uns anos de Direito ou Medicina em Coimbra, não sei bem, mas não terminou.

  4. pmatos said,

    Desconhecia o facto. Obrigado por me chamar à atenção. Então, o Dr. no Manuel Alegre encontra-se a mais. Por outro lado, visto a história que ele tem em termos políticos e literários não removerei o prefixo que usei em cima mas terei atenção para a próxima vez.

    Mais uma vez, obrigado.

  5. sab said,

    Achei o Marocas mais incomodado com o Manuel Alegre que o contrário. Mas esta é a minha opinião.

  6. micas said,

    Gostava de saber o nome da mãe de Mario Soares, ou não tem?

  7. maria neves said,

    Querida Micas alguma vez ouviste falar no meio socialite o nome de empregadas domesticas especialmente empregadas de padres? e mais, quando elas eram casadas e tinham filhos do 1º marido da mesma area social? tás a ver não tás? Há padres que deixam de ser padres e casam
    com empregadas, Antigamente dizia-se criadas, agora são empregadas é mais fino

  8. antónio ribeiro said,

    Não nos podemos esquecer da recepção que esse pseudo dr. fez, com um abraço entranhavel, ao presuntivo pederasta Pedriso.Disse ele, à frente da Assembleia do Povo:«Este é um segundo 25 de Abril».

    Manuel Alegre é um narciso incompetente para qualquer cargo político.É perverso e parasita.
    Quanto so Dr. Parece haver muita ignorância. É doutor todo aquele que está habilitado para ensinar em Escola.Vá ao dicionário.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: