May 6, 2006

Três vezes ou um terço?

Posted in Dia-a-Dia, Portuguese at 11:23 am by pmatos

Por uma razão ou outra, não interessa agora enumerá-las, ultimamente é raro eu ver as notícias na TV. Ontem por ter jantado em casa da minha namorada acompanhei as notícias que estavam a dar, enquanto se fazia zapping entre todos os noticiários (RTP1, SIC e TVI).

Ora, às tantas passou uma reportagem de que os portugueses tinham que ser atletas para atravessar a passadeira. A reportagem só me chamou a atenção quando uma senhora da Câmara Municipal de Lisboa fez notar com convicção que os tempos das passadeiras estavam óptimos e não eram curtos, isto porque a contar com o tempo de segurança ultrapassava o triplo do tempo dado pelo sinal do peão verde. Depois lá foram contar o tempo numa das passadeiras com 15 metros em Lisboa e foram 14 segundos de peão verde + 9 de segurança, e como era óbvio, nunca o triplo.

Imagino que a cara senhora da Câmara se trocou completamente e pôs os pés pelas mãos. Será que nunca pensou que o tempo de segurança nunca poderia ser o triplo do tempo dado pelo peão verde? Até porque não teria lógica. O tempo de segurança, só pelo nome dá para ver que é apenas de segurança, logo menor que o tempo estipulado normalmente para passar a passadeira. Queria dizer um terço, provavelmente, correcto? Ora, o tempo de segurança ser um terço do tempo normal já tem mais lógica e como é óbvio nunca ultrapassa as 3 vezes o tempo normal! Ai, Ai, Ai…

Duas notas para a senhora da Câmara:

  • Se não sabe o que dizer, mais vale estar calada;
  • Se for estudar o dossier sobre esta matéria, estude mesmo. Decorar o número 3 apenas não vale, isto porque depois pode dar asneira… Não sabe se há-de meter o 3 no numerador ou no denominador. Estude a sério…

Bom, é tudo, e é também de facto triste!

2 Comments »

  1. not said,

    (ignorant Spamming By Comment Poster Removed)

    Repara o que a senhora da camara disse e como tu muito bem disseste “os tempos das passadeiras estavam óptimos e não eram curtos, isto porque a contar com o tempo de segurança ultrapassava o triplo do tempo dado pelo sinal do peão verde”

    Ou seja, o tempo do sinal verde era de uns 10 segundos e ela dizia que o tempo de segurança, o tempo desde que o sinal dos carros passa a vermelho ate ao sinal dos peões passar a verde sao 11 segundos. E depois de o sinal dos peões passar a vermelho ainda há mais 11 segundos até o sinal dos carros passar para verde. Pelas contas o 10 + 11 + 11 = 32 e 10 * 3 = 30. Por isso sim, o tempo era mais do triplo. O engano que houve foi que em vez desses 11 segundos antes e depois eram apenas 9.

  2. pmatos said,

    Caro Not,

    Primeiro, peço desculpa por lhe ter cortado parte do comentário mas as linhas que envia não têm razão de existência. Se não gosta do Blog ou como eu blogo, tem bom remédio, não leia.

    Em segundo lugar, deixa-me corrigir-lo. Não existem 3 tempos, apenas 2! Pelo menos para aqui pelos meus lados. Tendo idea que as regras serão universais, o seu comentário está incorrecto. Porque o tempo contado era de 14 (tempo normal) + 9 (tempo de segurança) o que é muito inferior ao triplo de 14. Continuando…
    Note que _MESMO_ que tenha razão os tempos eram de 14 e 9. Logo 14 + 2*9 = 32 que é menor que 14 * 3 = 42!

    De futuro, tenha atenção aos comentários…


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: