June 16, 2006

Imposto Municipal sobre Veículos… ONLINE!

Posted in Computers, Dia-a-Dia at 3:55 pm by pmatos

É possível a partir de hoje e até dia 16 de Julho pagar online o Imposto Municipal sobre Veículos, aka Selo Automóvel.

Existe um “catch” para quem tentar fazer isto… aliás… mais do que um, mas aquele a que me refiro fez-me anular 3 vezes o pedido de pagamento. Bom, basicamente, tem-se um login (se não se tem, pede-se e a password é enviada para o endereço fiscal), e entra-se. Faz-se o pedido de pagamento e o que eles dão é uma guia de pagamento… Que desilusão! Isto porque eu pensava que tinham mesmo implementado um sistema de pagamentos online. Mas não, ou se tem outra forma de fazer o pagamento online, através do banco online, ou tem de se levar a guia a um sitio qualquer para realizar o pagamento. Ora, felizmente tenho banco online mas até conseguir ver a guia…

Tudo deve funcionar muito bem no Windows (imagino), no Linux a coisa pia mais fino. Se usarmos o Firefox 1.5, este apanha logo o pop-up e bloqueia-o. Depois de o desbloquear aparece uma janela com o download de um ficheiro PDF mas com o nome de externalBinary.jsp. Este ficheiro é o PDF. Quando se tenta abrir com o gv (que é o que eu regularmente uso) dá erro! O problema não é do ficheiro PDF per se, mas sim de alguma coisa que o ficheiro contém que dá cabo do software. Assim, tentem abrir com o kpdf que funciona (ou o Acrobat Reader, mas eu não gosto muito dele). De mencionar que o konqueror funciona bem com a página do ministério das finanças e percebe logo que externalBinary.jsp é PDF e abre-o com o kpdf. O PDF não contém mais que uma referência para depois no banco online se introduzir em Pagamentos ao Estado.

Bom, a experiência foi engraçada. Resta esperar que o dístico chegue a casa… mas eles deixam-nos logo de sobreaviso. Se o dístico não chegar é porque se extraviou e teremos então que pagar a respectiva multa…

3 Comments »

  1. Ruben Silveira said,

    Má experiência:

    Erro #1: O PDF gerado também não é compatível com o FoxIt PDF Reader. Ainda bem que a mesma informação existe em formulário online.

    Erro #2: Dois dos sistemas bancários online da nossa praça não reconheceram a referência como válida… Talvez só na segunda-feira…

  2. pmatos said,

    Eu consegui pagar logo a seguir usando o BPI Online! :-) Seja como for, isto ainda não está a 100%. Talvez pró ano…

  3. Alex said,

    No meu caso foi ainda pior. Entrei nas Finanças online, e o meu novo carro nem está inscrito lá ! Só consigo pagar o imposto de um carro antigo, que eu já vendi. Parece-me que eles não actualizaram o banco de dados… nem tenho idéia de como farei agora !
    Se alguém puder me dizer onde ( link ) poderei baixar o ficheiro PDF, peço a gentileza que me envie o link para o email alexducatti@gmail.com


Leave a Reply

