November 20, 2006

PS3 – Eu posso explicar…

Posted in Life, Portuguese at 6:30 pm by pmatos

Em resposta a um pedido de explicação

A corrida, de facto, desenfreada deve-se às elevadas expectativas que todos têm na consola, visto que as expectativas arrasaram com o mercado de vídeo jogos existente. Para além disso, para os “real gamers”, terem uma PS3 acabada de sair é que está a dar… comprar passado uns meses “não dá com nada”!

Tirando o facto da ‘freak’ice, é extremamente injusto dizer que a consola não tem inovações. A consola contém 8 cores num CPU com um bus de 500Gb/s (onde é que já se viu isto?) desenvolvido em parceria com a IBM e a Toshiba, uma placa gráfica excepcional, inovações em termos de APIs incríveis que tiram muitos dos limites colocados aos programadores dos jogos para as consolas anteriores. O que para os utilizadores significa a longo prazo, melhores jogos e mais jogabilidade. Isto é apenas algumas das inovações existentes em termos de hardware. Dizer apenas é dizer pouco porque existe muito trabalho de investigação por detrás que é impossível sequer imaginar.

Quanto à Wii, a Nintendo está a “saber” vender. A Sony tem tido azar ou falta de jeito para lançar esta consola no momento certo. Quanto ao “beat that” tenho ideia que daqui a 2/3 anos a Sony poder-te-á responder. Facto é que a Nintendo tem na manga muitos jogos que serão relançados para a nova consola, ou seja, melhores animações, melhor jogabilidade, melhor conteúdo… mas e depois disso? Será que vai conseguir manter o lançamento frenético de um número imenso de jogos que é necessário para manter a concorrência?

Tiranto isto, eu compraria a Wii mesmo que fosse apenas para jogar o Legend of Zelda… bons velhos tempos! :-)

5 Comments »

  1. Olha que quase toda a gente que está a comprar PS3s têm o eBay em mente… :)

  2. Rui Moura said,

    :)

  3. dextro said,

    O pedro disse tudo hehe :lol:

    E depois esses supostos 8 cores não são todos iguais, têm capacidades distintas entre si e já ouvi programadores dizerem oficialmente que não estão nada contentes com a forma como têm de programar para o Cell visto ser demasiado complexo quando em comparação com a 360… Alguem se lembra de outra consola que provocou o mesmo e também era de uma grande marca na sua 3ª geração? *nudge*nudge*Saturn*wink*wink*

    The potential to support PS3 is definitely there, but it doesn’t sound like Valve has devoted any serious effort into this platform as of yet. Given that the hardware isn’t available for consumer purchase yet, that might make sense. The PS3 Cell processor does add some additional problems in terms of multithreading support. First, unlike Xbox 360 and PC processors, the processor cores available in Cell are not all equivalent. That means they will have to spend additional effort making sure that the software is aware of what cores can do what sort of tasks best (or at all as the case may be).

    fonte

  4. são 7 cores, 1 PPE e 6 SPEs. é fabricada com 8 porque havia problemas nos wields e as produções estavam muito fraquinhas, desta forma mesmo que um esteja deficiente, os outros 7 mantêm-se funcionais, se os 8 forem funcionais, corta-se um a laser.

    o que é certo é que a consola tem decepcionado um pouco mesmo ao nível gráfico, precisa sem dúvida de “maturar” e mais jogos desenhados de raiz e não ports (pq em todos os ports até agora perde para a concorrente directa X360).

  5. E por este, não comprava a Wii ? http://www.youtube.com/watch?v=zr8UsBt35d4

    Velhos tempos me recordam =)


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: