April 7, 2007

Sócrates… o nosso Primeiro Ministro

Posted in Dia-a-Dia, Education, Portuguese at 10:30 am by pmatos

Já aqui tinha falado do que penso sobre títulos. Logo, aqui também se aplica, e muito feliz fiquei por verificar que existem outros [aqui e aqui] a pensar nos mesmos moldes que eu. É inadmissível que num país com tantas lacunas, tantas falhas e tantos problemas, andem agora a perder tempo a discutir se o Sócrates é Engenheiro ou não! A questão é, governa bem ou não governa bem? O resto não interessa. Até podia ser papa… se não governasse bem nós não o quereríamos para Primeiro Ministro [acho eu!].

Assim sendo, repito aquilo que o Paulo Vilela já disse e muito bem: “vamos acabar com os senhores doutores e os senhores engenheiros. Vamos todos ser senhores ou senhoras. Ou Paulos, Manuelas, Josés, Carlas, Joaquins. Vamos ser mais competentes, e menos pretenciosos.”

3 Comments »

  1. Eu acho que isso tem de começar por quem tem esses títulos e dizer.. “Não me chame Dr. ou Eng.. Senhor. X chega perfeitamente”. Mas em Portugal insistem com isso e às vezes até ficam ofendidos.

    Eu pra mim Dr. é o médico e mais nada =) Um Licenciado nem devia ter direito a esse título, mas sim uma pessoa com o Doutoramento. Mas para mim, ninguém devia ter esses títulos, ninguém é mais que os outros e lá por não ter andado na universidade, não quer dizer que não tenha competências, experiência, etc.

  2. Para ser “Dr.” é preciso ter um doutoramento, para ser “Eng.º” é preciso pertencer à Ordem dos Engenheiros (com as quotas em dia)*.

    Muitos portugueses fazem questão em ser tratados por “Dr.” ou “Eng.º” sem estar nas condições necessárias para tal (muitos nem sequer têm curso superior), mas também há muitos outros que simplesmente desistem de corrigir quem os trata como tal. Em Portugal, qualquer pessoa em cargo de chefia, responsabilidade ou sensibilidade técnica é logo um doutor ou engenheiro, quer queira quer não.

    Eu não me oponho ao uso dos títulos em certas condições (fora do dia-a-dia) mas é preciso acabar com esta presunção saloia que se revela quando vemos títulos na lista telefónica, nos dados bancários, etc., etc.

    *Usar o título de Engenheiro fora destas condições constitui crime.

  3. Infelizmente somos um pais de analfabetos ,incluindo doutores e engenheiros.
    Já tenho visto Drs e Engºs.,inteligentes,menos inteligentes e burros,sem ofensa para estes. Os profissionais da política nem burros nem inteligentes são espertos.Levam a vida a gozar com a malta e nós constantemente a acreditar nessa classe moribunda.São esses senhores os responsáveis pelo nosso atraso.
    Para darem um ar de competência escondem-se num título académico,que como nós todos sabemos, parte deles são tirados por favores ou pagos.
    Já era assim no tempo da outra senhora continua e infelizmente vai continuar.
    Conclusão:O problema está na nossa raiz e a história e mestr.
    Somos um país de CU ROTOS:


Leave a Reply

