April 13, 2007

Parabéns Sr Primeiro Ministro…

Posted in Dia-a-Dia, Portuguese at 10:44 pm by pmatos

Não, não, o nosso Primeiro Ministro não faz anos (acho eu, nem sei quando os faz, nem me interessa!) mas merece os Parabéns… e porquê?

Bom, não que seja meu costume discutir ou comentar política ou políticos mas penso que neste caso devo abrir uma excepção. Através da RTP Online [wmv, real, mp3] tive oportunidade de ver o debate que decorreu no passado dia 11 relativamente aos 2 anos de mandato (que na verdade mais parecia ser sobre as últimas 2 semanas).

Ora, comecemos pelos comentários particulares passando posteriormente para os generalistas. Quanto a todas as questões relativamente a estas últimas semanas em relação ao ser e não ser Eng. do PM, este sai-se lindamente.

Conseguiu explicar a todos aquilo que se passou e com toda a lógica. Não percebi, no entanto, a implicação dos repórteres relativamente ao facto de este ter escolhido a UnI. O PM explicou e bem… ora se a UnI fica perto do ISEL e se na altura era uma Universidade bem vista (lembremo-nos que nesta encontra-se um dos reconhecidamente mais populares físicos portugueses, o Prof. Carvalho Rodrigues) penso que é razão que chegue para ele decidir candidatar -se à UnI. Foi de facto, a insistência dos repórteres que me aparvalhou, de certeza que estes quereriam encontrar algum buraco para tentar enterrar mais o nosso PM mas não conseguiram. Para que foi aquele pergunta completamente idiota de se ele foi ou não aconselhado por alguém para ir para a UnI? Bom, resumidamente : Parabéns Sr. PM!

Foi impecável ele ter consigo os seus certificados e até as facturas das propinas… [onde é que já devem estar as minhas…] Contra factos não há argumentos. Parabéns Sr. PM!

O PM ia às aulas? Ora, ora, ora… mas que é que isso interessa? Que viria a seguir se ele dissesse que não? “Pois Sr. Primeiro Ministro, lá está, não ia às aulas e conseguiu passar a tudo. Uma façanha dessas deve de ter tido um bocadinho de ajuda, não?” Ai, ai… Parabéns Sr. PM!

Com que então, o Sr. PM colocou o seu Prof. António José Morais num cargo do seu governo. Quem virá a seguir? O seu Prof. de Educação Física? Talvez para Ministro da Agricultura ou dos Transportes ou… Epá! Mas que raio de lógica da batata é esta? OK, calhou um Professor fazer parte do Governo, e então? Durante a vida de uma pessoa temos mais de 100 Professores, calhou um fazer parte do Governo e já se pensa que é uma conspiração! Parabéns Sr. PM!

Quanto ao Eng. na página eu já disse tudo em posts anteriores… a explicação do Sr PM foi perfeita. Parabéns Sr. PM!

O resto da conversa resumiu-se à questão da economia que o Sr. PM explicou e muito bem. Obviamente não se pode agradar a gregos e a troianos. Se se está a impôr uma reforma na função pública, vão existir pessoas prejudicadas, é necessário apesar de tudo de acreditar que será melhor para o país a longo prazo. Por outro lado querem que o Sr. PM resolva os problemas do mundo em meio-dia… ora, o Sr. PM é só um homem. Querem o quê? Parabéns pelas suas respostas e explicações Sr. PM.

Também se falou da Ota, dos impostos e pouco mais… a verdade, é que numa entrevista de 1h27m, 40 foram para as últimas 2 semanas. Os outros 47 para o resto dos 2 anos. Parece-me correcto! Faz todo o sentido!

Ora meus amigos, principalmente a nossa cara Maria Flor Pedroso, onde é que tirou o curso? Ia a todas a aulas? Quantas cadeiras fez? Acho que é melhor investigarmos isto porque pelo mau espectáculo que deu na entrevista ao Sr PM… Se fosse seu Professor ainda a chumbava retroactivamente às cadeiras que fez… Ai, ai…

Parabéns Sr. PM…

(e logo eu que nunca gostei do PS, e não votei nele!)

3 Comments »

  1. vfm said,

    Estou de acordo quanto a todas as questoes!
    Agora na função publica?
    E estupido o estado mandar pa rua 3500 gajos cada um com 50 anos… knd os mais novos andam por ai a trabalhar…
    Parabens Sr Primeiro Ministro.
    Sim e tudo muito bonito mas quando se atingem os outros e k é tudo muito bonito.
    Quero ver o k vai fazer o meu velhote agora com 53anos…
    Ja sei… vai-se juntar aos outros…
    Expliquem me uma coisa… qual é o governo k em vez de diminuir o desemprego o aumenta?

  2. pmatos said,

    Caro vfm,

    Eu não sou político tem tenho acompanhado o panorama português. Apenas sei o que vi na entrevista.

    Algo que foi mencionado era a possibilidade de estar a trabalhar no sector privado e continuar a receber do sector público (em dois terços senão me engano). Segundo percebi, isto também só acontece se não existir lugar de reposicionamento no sector público.

    No entanto, eu percebo a dificuldade. A minha mãe ficou desempregada com pouco mais de 40 anos durante a crise do Professorado do ensino secundário à uns anos atrás (governos atrás). A verdade, é que se de facto o Sr PM está a tentar melhorar algo (e penso que sim,) então bem sabemos que não existem reformas sem dificuldades e sem existirem pessoas prejudicadas. É pior, quando essas pessoas são nossos familiares mas infelizmente mais cedo ou mais tarde toca a todos. Não sei como são decididas as pessoas que saem, mas não deveria ter a ver com a idade.

    Desejo a melhor das sortes para o seu pai no futuro.

  3. Passemos ao próximo fait-divers à portuguesa, s.f.f.

    Alto, esperem, só mais esta imagem para vos deixar bem dispostos:
    http://lisbonadschool07.blogspot.com/#1355276404860685007.


Leave a Reply

